A adenoide (aumento da tonsila faríngea) e a rinite alérgica são doenças comuns e de ocorrência frequente em crianças. Ambas podem existir simultaneamente e podem causar sintomas clínicos semelhantes.
Os principais sinais e sintomas das adenoidites incluem rinorreia, por vezes, purulenta, obstrução nasal, febre, roncos e obstrução das vias aéreas de início súbito. A tosse também é um sintoma frequente nas crianças.
Dependendo do volume das adenoides, estas podem obstruir a tuba auditiva e levar a quadros de otite média. A obstrução nasal causada pela adenoide leva à respiração oral. A literatura traz uma relação clara entre respiração oral e distúrbio respiratório do sono.
A obstrução nasal decorrente da adenoide também causa redução da oxigenação durante o sono, levando a problemas no desenvolvimento da criança como hiperatividade, queda do rendimento escolar, problemas comportamentais como dificuldade de concentração, irritabilidade, sonolência diurna e voz anasalada.
O tratamento de escolha para a adenoide é a cirurgia. A adenoidectomia com ou sem amigdalectomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais comumente executados
Fonte: abope.org.br